• FpM

Sistema Financeiro Nacional

Atualizado: 27 de Fev de 2019

Finanças é uma área ampla e complexa, e até o momento temos focado no ponto de vista de negócios. Por isso é interessante ter uma breve visão da composição e segmentos do Sistema Financeiro Brasileiro (SFB), que respalda todas as operações financeiras transacionadas no país, tanto internas quanto oriundas do exterior.


O SFN (Sistema Financeiro Nacional) atual se originou com a Reforma Bancária de 1964 que criou o Banco Central (BCB), evoluindo para o formato atual, que é bastante complexo.


É formado por um conjunto de instituições que normatizam, supervisionam e operam o mercado:


1. Órgãos normativos são responsáveis pelas regras gerais do bom funcionamento do sistema financeiro, incluem o CMN (Conselho Monetário Nacional), o CNSP (Seguros Privados) e o CNPC (Previdência Complementar).

Ou seja, seguros e previdência também fazem parte do SFN.


2. Órgãos supervisores, cuja missão é garantir que as regras normativas sejam seguidas. São os agentes executivos das orientações do CMN (Conselho Monetário Nacional). Neste grupo se encontra o BCB (Banco Central do Brasil) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), ambos relacionadas com o CMN.


O BCB tem uma ampla área de atuação, que vai desde controlar a inflação até assegurar estabilidade financeira. Inclui conceder autorização de funcionamento, regulamentar e fiscalizar as instituições financeiras, que se dividem em bancárias e não bancárias (ex: administradora de consórcio).


Já a CVM regula, fiscaliza e promove o desenvolvimento do mercado de valores mobiliários, ou seja, ações, debêntures, etc.


A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e a PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), se relacionam com CNSP e CNPC, respectivamente.


3. Operadores são as instituições que fazem a intermediação com o público, podendo ser bancários ou não. Neste grupo se encontram-se os bancos, corretoras, bolsa de valores etc.


Como podem ver, a estrutura do SFN é ampla. Para se aprofundar um pouco mais no tema, sugerimos acessar os sites do Banco Central do Brasil e da CVM, todos os links com acesso em 19/11/2017:

(1) Estrutura do SFN

(2) Área de atuação do BCB

(3) CVM Institucional



Fontes das Imagens: (1) WIX abstract (2) WIX stock market

#Finanças #SFN #Economia

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ