top of page
  • Foto do escritorFpM

Tesouro de Colecionadores

Quem nunca teve uma coleção na vida? Nem que fosse um álbum de figurinha da copa do mundo...


Colecionismo significa buscar, organizar, guardar, expor e trocar itens de uma categoria, em função do gosto e interesse pessoal.


O mercado de colecionismo é considerável, com grande distribuição e abrangência, podendo ser de alto ou pequenos valores. Abrange desde obras de arte, carros, relógios, moedas do mundo, brinquedos, louças, porcelanas, canecas de viagem, vidros de perfume, bebidas, livros..... ou seja, praticamente tudo é colecionável.


Colecionar é considerada uma atividade prazerosa, afetiva. É possível fazer amizades com pessoas que tenham o mesmo interesse. Também pode ser lucrativa, considerado como investimento alternativo.


Colecionismo - Moedas do mundo

Vamos olhar o armário? Você pode ter uma ligeira fortuna em objetos que foram esquecidos ou guardados por valor sentimental, sem "sonhar" que são valorizados por colecionadores.


Imagina um brinquedo guardado por décadas, esquecido, na parte de cima do armário. De repente, descobre-se que pode valer uma fortuna em relação ao valor inicial. Para meninas da década de 60-70, existem modelos da Barbie e da “Minha amiguinha”.


A lógica vale para os itens tradicionais colecionáveis, como selos e moedas, abrangendo quase todos os objetos. O valor está associado a raridade e estado de conservação.


Nem sempre precisam ser bem antigas, são exemplos de valorização a cédula de um real (R$1,00) que saiu de circulação relativamente recente, em 2005 e as moedas comemorativas das olimpíadas de 2016 do Rio de janeiro - foram 16 modelos com valor de um real.


Procure na sua casa este patrimônio inesperado. Avalie seus objetos esquecidos antes de jogar fora ou doar. Pode estar diante de um pequeno tesouro que pode ajudar a concretizar planos atuais. Outra possibilidade é vender e investir no mercado financeiro. Ou simplesmente, decidir manter como investimento alternativo.


Atualmente não se precisa ir a feiras e antiquários para pesquisar preços e vender. Existem sites especializados, e de venda direta, e as redes sociais.

Mercado de Pulgas - Feiras e Antiquários - itens de colecionador

Para saber mais:

 

Fonte da Imagem:

(1) Coin Collectio by Wix (2) Moedas da Olimpiada (3) Flee MArket Glasses By Wix

 
24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page