top of page

Valuation - Múltiplos de Mercado

Atualizado: 15 de ago. de 2023

Você deseja comprar ou vender uma empresa? Uma das formas mais utilizadas em avaliação de empresas são os múltiplos de mercado. A metodologia parte do princípio de preço único (LOOP – law of one price) segundo a qual ativos idênticos teriam o mesmo preço.

Valuation por Multiplos de Mercado

A lógica por trás da metodologia de múltiplos pode ser explicada pela compra de um carro usado. A melhor forma de determinar o preço é observando o mercado. É obvio que os carros após usados não serão exatamente iguais, alguns terão maior quilometragem, ou mais arranhões, histórico de manutenção, entre outros pontos. Independentemente destas diferenças, todos se enquadrarão em um alcance de valores.

A avaliação de empresas com múltiplos também é chamada de aproximação de mercado (market aproach). Na prática, o preço de uma empresa é estimado observando os índices de empresas similares.

Os índices usados como benchmark (base) usualmente são obtidos em empresas negociadas em bolsa que tem as informações publicadas e de fácil acesso para todos. O processo de obtenção dos índices se divide em 3 partes:

  1. Buscar e selecionar das empresas comparáveis

  2. Ajustar e organizar as métricas escolhidas (adjust and compute)

  3. Aplicar e concluir.


A grande vantagem da metodologia de múltiplos é sua simplicidade, contendo referência com o mercado. Por outro lado, é considerada imprecisa, pouco confiável. A amostra escolhida pode ser pequena, pouco significativa, ou conter viés na seleção, não sendo a mais adequada. No Brasil, onde a bolsa de valores tem poucas empresas com ações negociadas o problema é bem evidente.


Quais os principais múltiplos? Vamos elencar 3 (três) utilizados pelo mercado

  1. EV/EBITDA, onde EV significa valor de mercado (Entreprise value). Em empresas de capital aberto é obtido pela formula: Valor das ações (P) x Quantidade (Q)

  2. EV/RECEITA, indica a relação entre o valor da empresa e seu faturamento.

  3. P/L é a relação entre Preço da ação com Lucro, significa o tempo para que o lucro se equipare ao preço que a ação está sendo negociada, também conhecido como payback.


Como achar a informação?

No site da B3 (Bolsa de Valores) irá encontrar das empresas de capital aberto no Brasil. Existem sites que listam múltiplos como os de EBITDA e de RECEITA para diversos setores, no Brasil e no Mundo.

 

Nós, do Finanças por Mulheres, recomendamos a utilização da metodologia de avaliação do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) para avaliação de negócios (corporate valuation). Mas não descartamos a análise de múltiplos. Entendemos que é uma metodologia de fácil aplicação, com limitações, sendo importante como referencia e um dos instrumentos para a negociação.


Para saber mais, leia nosso artigo anterior: Um pouco de Valuation

 

Fonte da imagem: Valuation por Múltiplos de Mercado

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page