top of page
  • Foto do escritorFpM

Cientista de Dados – Profissão 2020

Atualizado: 10 de nov. de 2021

Imagine a quantidade de informação que é gerada hoje em dia, que se originam das mais diversas fontes e com diferentes formatos. Acrescente o desenvolvimento da tecnologia que permite armazenar e acessar um volume dados que cresce exponencialmente, que pode ser considerado infinito. Estamos no mundo do “Big Data”.


Como transformar os dados em informação útil?

Ciência de dados (Data Science, em inglês) é o campo de estudos que visa transformar dados em informações. Mescla conhecimentos de matemática, estatística, programação e tecnologia.


A influência da ciência de dados é sentida no dia a dia. Como assim?

Você, com certeza, já percebeu que ao acessar um site de compras buscando um determinado produto passou a receber ofertas. O que está por trás? Um sistema desenvolvido com as técnicas de Ciência de dados.


O que faz um Cientista de Dados?

Acima de tudo, faz descobertas “navegando” em dados. São capazes de estruturar grande volume de dados e transformá-los em informação. Se utilizam de técnicas de análise avançadas. Identificam e conectam fontes de dados, completam e tratam as informações.


Estes profissionais entendem as limitações técnicas e buscam soluções para que os dados ajudem a tomar a melhor decisão. Os mais habilidosos procuram responder a perguntas que ainda nem foram feitas, buscar novos caminhos, chegando a ser comparados aos Quants, os magos do mercado financeiro.


O termo “cientista de dados” tomou força em 2012, com uma publicação de Harvard Business Review. A maioria dos cientistas de dados iniciou a carreira como estatístico ou analista de dados. Muitos acadêmicos e jornalistas enxergam como estatística. Mas vamos deixar este debate para outra hora.

 

As mudanças tecnológicas têm transformado as profissões, algumas passando por disrupção, outras até desaparecendo. Ao mesmo tempo geram novas oportunidades, como este mercado com grande abrangência de atuação e com grandes possibilidades.

Ciências de dados é uma das áreas de trabalho mais promissoras nos próximos anos. Inclusive, já existe um déficit de profissionais habilitados.

O cientista de dados pode atuar em varejo, bancos, ongs, ciências sociais, direito, pesquisas médicas, marketing digital, enfim, em praticamente todas as áreas de negócios e acadêmicas.

 

O cientista de dados é uma das profissões mais importantes e procuradas no momento. Afinal informação é poder, decisões devem ser tomadas com base em dados. As empresas que não investirem na área ficarão para trás.


Talvez ao ler esta matéria fique a dúvida...

Será que é uma carreira para “Nerd”? Enfim, qual seria a característica pessoal para trabalhar na área? E as mulheres, onde ficam? Será que se enxergam trabalhando na área?


Vamos continuar...

 

Fonte da Imagem: (1) Unplash (wix) Data Science Guillaume Boundages

 

80 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page