Multifamily Property (propriedade multifamiliar) são condomínios residenciais de apartamentos ou casas, para aluguel, que pertencem a apenas uma empresa ou indivíduo.
Legalmente tratados como imóvel único. É um modelo bastante comum nos EUA, com origem no século XIX, que pode ganhar espaço no Brasil.
Por sua característica é considerado empreendimento comercial. Podem ser pequenos como uma casa geminada, prédios de 5 andares, ou grandes condomínios.
Os empreendimentos desta categoria focam em públicos específicos, como casais com ou sem filhos, solteiros, aposentados e idosos. Se localizam em centros urbanos como em subúrbios.
Os imóveis se subdividem em categorias A, B, C, D, em função de localização, idade, facilidades, e valor do aluguel.
Com o tempo as facilidades e sofisticação tem aumentado, várias propriedades mais recentes (anos 2000) contam com infraestrutura e disponibilidade de serviços, como piscina, academias, internet rápida, e outras sobre demanda como aluguel de carro.
Diferente de um condomínio padrão que as decisões precisam ser em conjunto, o controle é centralizado pelo proprietário, dando agilidade e escala na tomada de decisão e manutenção.
Além de ser opção de moradia, pode ser atrativo para investimentos, através de fundos imobiliários (FIIs) . A remuneração é uma parcela dos aluguéis, sem considerar a possível valorização dos imóveis.
Este mercado nos Estados Unidos tem atraído capital e gestores de fundos brasileiros.
No Brasil, o movimento de empreendimentos multifamiliares ainda é pequeno. O primeiro fundo imobiliário (FII) especializado no segmento foi lançado em dez/2019. Existem outros listados. Caso decida aplicar no segmento, verifique com atenção a composição.
O mercado apresenta outras tendências de habitação pós-pandemia, o Coliving e Living as a Service (moradia como serviço), que serão assunto de outra postagem.
Para acompanhar fundos imobiliários residenciais:
Exemplo de um prédio com 8 unidades no Brooklin em nov/22:
Fonte das imagens: (1) Modern Houses By Wix, (2) Graphs by Wix, (3) Loopnet
Commentaires