• FpM

SPAC / Cheque em Branco

Quanto vale a marca de um bom gestor Financeiro? Você daria um “cheque em branco” pela credibilidade e sucesso passados?


SPAC - Special Purpose Acquisition Company foi destaque em Wall Street em 2020 e continua sendo no primeiro semestre de 2021. Em tradução significa “empresa com propósito específico de aquisição”.


Trata-se de uma empresa sem operação comercial criada para levantar valores através de oferta pública (IPO) para adquirir companhias, apenas baseada na reputação dos gestores e patrocinadores – às vezes basta um nome famoso.


SPACs são conhecidas como “cheques em branco”, além de não ter ativos, na maior parte das vezes, os investidores não sabem a empresa que será comprada.

SPAC - Cheque em Branco

  • No IPO de uma SPAC, os papeis costumam ser ofertados por valor fixo, uma vez que não existe ativo a ser avaliado.

  • Os gestores depositam os recursos captados no IPO em uma conta garantida.

  • Se comprometem a gastar no mínimo 80% do valor obtido na aquisição de empresas em prazo estipulado, sendo o padrão o período de 18 a 24 meses.

  • Geralmente tem um alvo específico que não é divulgado.

  • Uma vez identificada a empresa, é necessário aprovar com os acionistas.

  • Caso o propósito não seja atingido, a SPAC é dissolvida, os investidores recebem o valor de volta descontado das taxas de administração e despesas, e acrescidos de juros.

SPACs são ofertados nos Estados Unidos desde o início dos anos 90, e ganharam importância em 2020. Existem SPACs geridas por brasileiros ofertadas no EUA. No Brasil ainda se encontrava em fase de regulamentação até a presente data.


Como se explica o crescimento recente, em tempos de pandemia? Este movimento está associado à grande liquidez global e taxa de juros em níveis baixos. Dezenas de trilhões de dólares em busca de oportunidades de rendimentos mais atrativos. Existem fortes críticas às SPACs, tanto de investidores tradicionais como em estudos acadêmicos, por acreditarem que estão associados a bolhas e que o retorno histórico tem sido negativo.


Ainda não sabemos como serão regulamentadas no Brasil mas esperamos que seja rigorosa, demandando clareza dos gestores, tanto em termos de sua remuneração quanto na definição das empresas-alvo.

SPACs são investimentos de alto risco só compatível com investidores com perfil de risco muito arrojados.

Vamos continuar estudando as movimentações do mercado, que cada vez está mais criativo na busca de retornos mais elevados, que sempre são acompanhados de maior risco!

Fonte da Imagem: SPAC - Cheque em Branco

#Finanças #FinançasPessoais #Investimentos #IPO #SPAC


14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo