top of page
  • Foto do escritorFpM

Debêntures de Infraestrutura

Atualizado: 27 de jan.

Debêntures são títulos emitidos por uma empresa para financiar projetos, são dívidas que podem ser para construir uma fábrica, expandir operação, entre outros adquiridos por investidores.


Pelo ponto de vista de investimento financeiro, comprar debêntures significa emprestar para uma empresa se tornando credor.


Comparados com outras aplicações disponíveis no mercado, seria semelhante a emprestar para um banco por CDB, ou para o governo através dos títulos públicos.


As debêntures podem ser uma alternativa mais rentável do que as outras opções de renda fixa, mas envolvem riscos de crédito e prazos que devem ser considerados pelos investidores. Não tem garantia do FDC (fundo garantidor de crédito).


Existem alguns tipos de debêntures, por ex:

  • Simples remuneradas com juros

  • Conversíveis que podem ser trocadas por ações

  • Incentivadas que são voltadas para projetos específicos

Em relação ao rendimento podem ser pré-fixadas, pós-fixadas e híbridas.

Debentures incentivadas - Infraestutura

Debêntures incentivadas são títulos de empresas de infraestrutura. São regulamentadas pela lei 12.431 de 2011. Os principais setores incluídos nesta categoria são de energia elétrica, saneamento, transportes, telecomunicações, concessões, entre outros.


Normalmente são títulos de longo prazo com carência de resgate. A maioria tem remuneração atrelada ao IPCA que significa proteção contra inflação somados um prêmio. O grande benefício para o investidor é a isenção fiscal do imposto de renda.


Por outro lado, é preciso estar atento ao risco que podem causar desequilíbrio financeira da empresa no longo prazo, como demanda e reajuste tarifário. A pandemia, que foi um risco inesperado, causou impacto em várias concessionárias.


Exemplo de risco: caso da rodovia Tiete


 

Em set/23 a CAE (comissão de assuntos econômicos do Senado Federal) aprovou projeto debêntures de infraestrutura para concessionárias de serviços públicos com incentivos para o emissor. A lei foi sancionada em 10/jan/23.


É possível aplicar nestes títulos de infraestrutura comprando diretamente, outra forma é via fundos de investimentos, ou através fundos de infraestrutura (FI-infra) que é uma classe de ativos mais recente.


É um segmento considerado em crescimento. Vamos acompanhar....

 

Fonte da Imagem: by vwalakte on Freepik

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page