• FpM

Conhecendo ETF - Fundo de Índices

Atualizado: Mar 30

O mercado financeiro tem um grande leque de produtos para investimentos. Dentre as opções disponíveis estão os ETFs (Exchange Traded Funds), conhecidos como fundos de índices.


ETF´s surgiram no final da década de 80 nos EUA. No Brasil foi regulamentado em 2002 e negociado pela primeira vez em 2004, mas começou a ganhar relevância recentemente, a partir de 2018. São negociados na Bolsa de Valores.


Se dividem em ETF de renda variável e ETF de renda fixa e replicam o desempenho de um conjunto de ações ou títulos medidos por índices, como o Ibovespa, IDIV (dividendos), até mesmo índices globais.


ETF - Fundos de Índices

Em janeiro/21 existem 24 ETFs de renda variável listados na B3 (Bolsa de Valores). Dois exemplos:

· BOVA11 – que acompanha o índice Bovespa

· IVVB11 – replica o S&P500, o índice na Nasdaq com as principais empresas de tecnologia do EUA


Estão disponíveis ETF diferenciados, como o de ações da China - XINA11 – que é composto por empresas chinesas listadas em todos os mercados, com mais de 700 empresas.


ETFs de renda fixa, por sua vez, se baseiam em títulos públicos. Em janeiro/21 existem 8 listados na B3. Os dois primeiros foram lançados recentemente no Brasil:

· FIXA11 lançado em set/18, com taxa de administração de 0,30% ao ano, carteira formada por LFT (Letras Financeiras do Tesouro)

· IMAB11 começou a ser negociado em mai/19, com taxa de administração de 0,25% ao ano, formado com carteira de títulos públicos NTN-B.


A gestão dos ETFs é considerada passiva, pois o objetivo do gestor é manter a carteira o mais próximo da composição do índice, ou seja, não existe a busca dos gestores para exceder o índice de referência. Por este motivo tendem a ter taxas de administração mais baixas que os demais fundos de ações especializados.


Ao escolher a aplicação em ETF, o investidor terá o equivalente a uma carteira diversificada, segundo o tipo escolhido. Ou seja, a rentabilidade acompanhará a do mercado do fundo escolhido, com custo operacional menor. Uma alternativa a ser considerada para quem está entrando no mercado, está em fase de formação de capital, ou não tem muito tempo para acompanhar o dia a dia da movimentação dos mercados.

Fonte da Imagem: ETF - Fundo de Índices

#Finanças #FinançasPessoais #ETF #Fundos #Indices #Aplicação #FaleConosco #FpMconsultoria #FpMserviços

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo