top of page

Dilemas Financeiros do Empreendedor

Quais são os principais dilemas financeiros do pequeno empresário e do profissional liberal, como da saúde? Ambos são empreendedores.

Dilemas do Empreendedor e do profissional Liberal

Vamos elencar 5 (cinco) questionamentos:


(1) Separar a pessoa Física da Pessoas Jurídica

É muito comum pequenos empresários e profissional liberar confundir a pessoa física com a jurídica. A gestão financeira do negócio deve estar separada do orçamento familiar. Uma sugestão é determinar o valor de retirada como um assalariado.


(2) Planejamento financeiro

Desenvolver um planejamento financeiro e controlar tanto da vida empresarial como pessoal são importantes para se atingir as metas profissionais e pessoal traçadas, que podem ser viagens, estudar no exterior, compra de imóvel, poupança para aposentadoria.


(3) Fazer financiamentos

Avaliar se vale a pena fazer financiamentos, como a compra de um imóvel, equipamentos e qualquer outro bem ou serviço, como estudar no exterior.


(4) Onde investir

O empreendedor deve focar em alternativas que vão gerar receita futura, como equipamentos de produção, abrir uma filial, desenvolvimento de novos produtos, campanhas de marketing, até mesmo em alguma especialização. Não existe certo ou errado, mas a melhor alternativa para cada um, no momento da decisão.


(5) Planejamento tributário

Para os empreendedores existe a definição do regime tributário da empresa. Na vida pessoal, se deseja otimizar o pagamento de imposto de renda


Existem muitas outras.... qual sua dúvida? Conta para a gente.

 

Fonte da Imagem: (1) Freepik by pch.vector

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page