top of page
  • Foto do escritorFpM

Yield Curve. O que é?

Atualizado: 3 de nov. de 2021

Yield Curve, em português, curva de rendimento, é um importante indicador dos mercados financeiros da expectativa futura dos investidores sobre o crescimento da economia, inflação e taxa de juros.

Yield Curve - Curva de rendimento - Curva de taxa de juros - Curva a Termo

A curva de rendimento, também chamada de curva de taxa de juros ou curva a termo, é a representação gráfica da diferença entre o rendimento de longo prazo com o curto prazo de uma mesma categoria de títulos com diferentes vencimentos.


O risco tende a aumentar no longo prazo, o impacto é que a taxa de juros aumente com o tempo de resgate do título. É esperado, portanto, que a curva tenha inclinação positiva. Mas existem situações em que podem ser negativas ou plana (flat).


A curva com inclinação invertida (negativa) representa expectativa de recessão pelo mercado. Em momentos de recessão os investidores aceitam receber menos juros no longo prazo. A curva plana, por sua vez, indica estagnação.


A inclinação da curva de rendimento está diretamente relacionada com fatores macroeconômicos, como inflação. Uma mudança a taxa de juros de referência decretada pelo Banco Central (taxa SELIC) influencia a curva. Outro fator importante a ser observado é o nível da curva.


Vamos visualizar a "Yield Curve" dos títulos do Brasil (Brazilian 10Y Government bonds)?

O seguinte site fornece gráficos comparativos atualizados diariamente: World Government Bonds.


Observando a curva do título brasileiro - posição 30/set/21 - em 3 momentos verifica-se um aumento nas taxas exigidas pelo mercado nos últimos 6 meses, passando de 8,84% para 11,04%. Neste período a taxa Selic passou de 2,75% para 6,25%.


A expectativa é que a taxa continue subindo, atingindo para 13,007% até dezembro/21 , chegando a 16,752% em 12 meses (set/22).

Vamos comparar com a "Yield Curve" americana?

Comparando com os títulos dos Estados Unidos, pode-se perceber o risco Brasil. Enquanto o título americano com maturidade de 10 anos tem rendimento anual de 1,532%, o título do Brasil alcança 11,040%.

Curve Yield - Brazil x USA
http://www.worldgovernmentbonds.com/country/brazil/ acesso em 30/09/21 as 8:15hs

Se você fosse um investidor estrangeiro aplicaria em títulos do governo brasileiros? Ou consideraria muito arriscado?

Segundo a agencia Standart &Poors a classificação de risco de crédito do Brasil em 02/jun/21 se manteve em BB- , ou seja, três níveis abaixo do grau recomendado para investimento.


Em próximo artigo vamos falar de "Credit Rating" (avaliação de crédito) e "Sovereign Debt" (dívida Governamental).

 

Para saber mais sobre "Yield Curves" e "Brazilian Bonds", indicamos os seguintes links, em inglês, acesso em 28/set/21:

 

Algumas empresas brasileiras divulgam seu rating (avaliação de crédito), tanto na escala global (reflete o risco país) como nacional, por ex:

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page