Yield Curve. O que é?
Atualizado: 3 de nov. de 2021
Yield Curve, em português, curva de rendimento, é um importante indicador dos mercados financeiros da expectativa futura dos investidores sobre o crescimento da economia, inflação e taxa de juros.

A curva de rendimento, também chamada de curva de taxa de juros ou curva a termo, é a representação gráfica da diferença entre o rendimento de longo prazo com o curto prazo de uma mesma categoria de títulos com diferentes vencimentos.
O risco tende a aumentar no longo prazo, o impacto é que a taxa de juros aumente com o tempo de resgate do título. É esperado, portanto, que a curva tenha inclinação positiva. Mas existem situações em que podem ser negativas ou plana (flat).
A curva com inclinação invertida (negativa) representa expectativa de recessão pelo mercado. Em momentos de recessão os investidores aceitam receber menos juros no longo prazo. A curva plana, por sua vez, indica estagnação.
A inclinação da curva de rendimento está diretamente relacionada com fatores macroeconômicos, como inflação. Uma mudança a taxa de juros de referência decretada pelo Banco Central (taxa SELIC) influencia a curva. Outro fator importante a ser observado é o nível da curva.
Vamos visualizar a "Yield Curve" dos títulos do Brasil (Brazilian 10Y Government bonds)?
O seguinte site fornece gráficos comparativos atualizados diariamente: World Government Bonds.
Observando a curva do título brasileiro - posição 30/set/21 - em 3 momentos verifica-se um aumento nas taxas exigidas pelo mercado nos últimos 6 meses, passando de 8,84% para 11,04%. Neste período a taxa Selic passou de 2,75% para 6,25%.
A expectativa é que a taxa continue subindo, atingindo para 13,007% até dezembro/21 , chegando a 16,752% em 12 meses (set/22).