top of page
  • Foto do escritorFpM

FInfluencer e Risco

No Reino Unido uma agência reguladora (FCA - Autoridade Conduta Financeira) propôs em mar/24 novas regras para influenciadores em investimentos financeiros (Finfluencer) relacionada a falta de informações sobre o risco dos produtos indicados.


A pena seria de multa e até 2 (dois) anos de prisão caso não forneçam informações sobre os riscos dos produtos.


Influenciador Financeieo - FInfluencer


FInfluencers é um fenômeno global, inclui o Brasil.  A Anbima desenvolve um relatório sobre o tema que se encontra na 5ª edição (1o semestre de 2023):

  • são 515 influenciadores

  • com 1.246 perfil (um influenciador pode ter mais de um perfil).

  • 176.3 milhões de seguidores

  • A partir da 4a edição contém as principais mulheres influenciadores

 

A 3ª edição contemplava 255 influenciadores, 581 perfis e 91. As anteriores estavam no mesmo patamar. O crescimento expressivo entre estas versões é explicado pelo aprimoramento do monitoramento.


 Mas será que todos os FInfluencers são confiáveis? Será que são isentos?  Importante ressaltar que a Anbima não avalia o conteúdo das publicações.


O que você acha da proposta da agencia FCA. Deveria ser implantada por aqui?

 

Importante!

 Se decidir seguir algum influenciador, fique atento ao perfil. É fundamental verificar se tem conhecimento para tratar do assunto, e se existe conflito de interesse. Lembrando que popularidade não é sinônimo de qualidade.

Se informe batante antes de investir

Sempre se informe bastante antes de investir, procure mais de uma opinião. Na dúvida, contrate um especialista independente para ajudar.

 

Fonte da Imagem: (1)pikisuperstar on Freepik

 

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page