top of page
  • Foto do escritorFpM

Estagflação, Qual o Impacto?

Estagflação é a combinação de estagnação econômica e inflação alta. A origem do termo em inglês, staginflation, remete a 1965 sendo atribuído ao político Ian Maclead do Reino Unido. Passando a ser associado a crise do petróleo da década de 70.


Economia estagnada significa crescimento com taxa baixa, ou até mesmo encolhendo, medido pelo PIB (produto interno bruto). Enquanto a inflação é o aumento generalizado de preços. Qual seu impacto?


O impacto da estagflação é cruel para a população, significa que os produtos ficam mais caros, conjugado com redução de vagas de trabalho, ou sejam seu impacto se dá com:

  • aumento do desemprego

  • perda do valor de compra.

Neste contexto, as pessoas deixam de consumir por falta de receita ou não conseguir acompanhar os preços, e até mesmo por economizar por medo do futuro.



Não existe um consenso entre os economistas sobre as causas da estagflação. A teoria mais aceita é que duas condições ocorram simultaneamente, ocasionando uma espiral de preços:

  • Gargalos na cadeia de abastecimento, que podem aumentar rapidamente os preços.

  • Política monetária, com a injeção de moeda ne economia pelos governos.


Esta situação é difícil de reverter, pois é criado um impasse nas políticas de ajuste da economia praticadas pelos governos.

Quando a inflação sobe os governos aumentam a taxa de juros para frear o consumo. Este comportamento é o contrário em situação de fraca atividade econômica, quando se abaixa a taxa de juros para aumentar o consumo. 

E a pandemia? As duas condições relacionadas a estagflação ocorreram na pandemia. Os economistas estão divididos se o mundo está entrando em período de estagflação no final de 2021, ou se ainda é reversível. No Brasil, no final de out/21, o mercado começa a prever recessão para 2022, o desemprego está em alta, e a inflação medida pelo IPCA voltou a dois dígitos (10,25%) em set/21, influenciada pelo aumento do petróleo, energia elétrica, variação cambial.


Vamos acompanhar...

 

Fonte da Imagem: (1) Freepik

 
64 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page