top of page

Inteligência Artificial - Algumas Questões

Atualizado: 8 de jun. de 2023

Celina Gomes para BlgoFpM.

Já falamos sobre robôs, automação de atividades e a questão que fica no ar: pessoas serão substituídas por robôs? A Inteligência Artificial vai acabar com os empregos?


Em nossa visão, a resposta é sim e não ao mesmo tempo: para aquela atividade específica, burocrática, repetitiva, sim, um funcionário não será mais necessário. Porém, sistemas inteligentes baseados em algoritmos servirão para acelerar atividades, mas devem ser utilizados com cautela. Senão, vejamos:


Machine learning, ao contrário da programação tradicional, onde codificamos instruções a serem processadas pelo computador, é quando após alimentar o computador com volumes massivos de dados, é criado um algoritmo para acelerar a tomada de decisão. O método é mais probabilístico do que determinístico e muitas vezes são questões subjetivas, sem uma única resposta correta e, alem disso, que envolvem juízo de valor!


Podemos alimentar o sistema com dados de funcionários brilhantes da empresa para acelerar a seleção e contratação de novos colaboradores. Uma vez que é alimentada por dados, por que acharíamos que a seleção via computador seria isenta de viés ao contrário de uma seleção feita por analistas? Será que não estaria sendo introduzida a mesma visão justo em uma época onde está se valorizando a diversidade?


A Amazon usa um algoritmo para sugerir novos produtos pelos quais podemos nos interessar. Podemos pensar “ah, mas é só consumo”. Mas e a recomendação de livros? E como são selecionadas as notícias que vemos online?


Redes sociais usam algoritmos para selecionar o que mostrar em nossa timeline. Sabemos a influência de tais redes no processo político de vários países.


Algoritmos podem ser usados para identificar padrões de comportamento e expressões faciais em pessoas que mentem, assim como qual a possibilidade de um presidiário reincidir no crime. Já foram detectados algoritmos tendenciosos em várias situações.


Assim, devido ao viés que mencionamos anteriormente, acreditamos que não são questões que devam ser deixadas para serem decididas por sistemas, aplicações, por mais agilidade que possam nos proporcionar. Estes são poderosos recursos e devemos conhecer como funcionam, suas premissas, para que não sejam replicadores de comportamentos que não queremos perpetuar.

 
 
114 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page