• FpM

Motor de Análise de Crédito

Como se dá o processo de análise de crédito da sua empresa? A tecnologia tem transformado esta atividade tão importante para a saúde financeira das organizações.


Modelos estatísticos cada vez mais são usados para analisar o risco de crédito do cliente. Estamos diante do “Motor de Crédito”, recurso que busca dar agilidade na tomada de decisão de crédito, através de automação do processo decisório.


Motor de Análise de Crédito

Motor de Crédito é um sistema com capacidade de analisar grande volume de informações que constam em várias bases de dados em poucos minutos. As fontes de dados podem ser internas ou externas da empresa, tanto de órgãos públicas como a Receita Federal, como privadas, por ex, os birôs .


Entre os objetivos de implantar o sistema, além da redução da inadimplência e o risco da empresa, é adequar o crédito para o perfil do cliente, personalizar condições como prazos e valor.


Grandes empresas já se utilizam do recurso. Existem várias empresas especializadas no mercado com soluções para empresas de menor porte.


Os critérios de concessão de crédito devem ser definidos por cada empresa, seguindo sua política de crédito. Ao escolher um sistema, este pode vir configurado com as melhores práticas observadas pelo desenvolvedor e sendo adaptado posteriormente.


A decisão indicada pelo sistema pode ser: aprovar, reprovar ou derivar para manual. Caso não haja informações disponíveis para que o sistema defina o crédito, a mesa de crédito deve ser acionada.

 

Fonte da Imagem: Processo vetor criado por vectorjuice - br.freepik.com

 

#GestãoFinanceira #Crédito #Risco #Score #Indiplência #GestãoDeCrédito #Tecnologia

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo