Novo Papel do CIO

por Celina Gomes para BlogFpM.


Tradicionalmente, os CIOs de empresas cuidavam da tecnologia, ambientes de sistemas, do “processamento de dados”, cuidando para que relatórios fossem executados nos prazos e que os sistemas e infraestrutura fossem estáveis. O CEO e demais CxO cuidariam da estratégia e demandariam melhorias a serem implementadas. A linha divisória entre o “negócio” e a tecnologia sempre foi bem marcada.


CIO ganha importância nas origanizações

Como já tivemos oportunidade de pontuar neste espaço, a tecnologia ganhou um espaço bastante grande na pandemia e todas as "empresas são empresas de software". Ou seja, rotinas automatizadas passaram a ser responsáveis não apenas em atividades de suporte, como finanças, processamento de folha de pagamento, como na própria operação do negócio.


Assim, linhas rígidas entre TI e negócio não fazem mais sentido. Assim como o CIO precisa entender o negócio, o CEO precisa entender a tecnologia, e este diálogo deve ser cada vez mais intenso. Outra consequência desta interação é que o CIO pode aspirar ao papel de CEO, até então sempre reservado a executivos de vendas ou operações. Afinal, agora, TI é o negócio.

 

Fonte da imagem: Novo CIO

 

#Tecnologia #Carreira #CelinaGomes


9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo