top of page
  • Foto do escritorFpM

Qual a agenda de Tecnologia do CEO 2020?

por Celina Gomes para FpM.

Qual o impacto da Tecnologia da Informação nos negócios? Além de todas as inovações tecnológicas, sobre as quais já escrevemos no BlogFpM, igualmente importante é a condução da implementação da TI no negócio para garantir ganhos efetivos de performance.


Segundo a consultoria McKinsey, o papel do CEO (Chief executive officer/ presidente) é essencial para, em conjunto com o CIO (Chief information officer / Diretor de tecnologia), direcionar os esforços e o investimento em TI para garantir seu alinhamento com as metas empresariais e a transformação necessária para a era digital.



Três pontos são considerados chave para uma área de TI mais efetiva:

  • papel de colaboração com o negócio no que diz respeito a estratégia e operações;

  • modelo atualizado que possa prover o talento, as ferramentas e os recursos necessários;

  • sólida e flexível base de sistemas que garanta rápidas implementações de novos produtos.


Para avaliar estes pontos, são propostas questões para o nível executivo:

  • Alinhamento entre TI e negócio: o CIO deve ser incluído na elaboração da estratégia e não apenas atuar passivamente para implementá-la. O CEO deve avaliar como estão sendo tomadas as principais decisões tecnológicas. Atualmente, TI é o negócio.

  • Decisões sobre investimentos: como as decisões estão sendo tomadas e como estão sendo medidos os benefícios e retorno destes investimentos.

  • Proximidade de TI no nível tático para garantir entendimento das necessidades, utilizando ferramentas tais como design thinking.

  • Tradicionalmente TI sempre foi vista como custo. Faz-se necessário, porém, a garantia de que haja talentos e gestão destes tanto quanto em outras áreas da corporação. Além disto utilizar metodologias ágeis e parceria com fornecedores que tragam expertise é fundamental.

  • A arquitetura de aplicações deve ser flexível para garantir rápida implementação de novos produtos. Este ponto nem sempre é simples, uma vez que as empresas tem sistemas legados que nem sempre são fáceis de serem substituídos e quanto mais antigos, mais “monolíticos” são, englobando diversas funcionalidades nem sempre tranquilas de serem desacopladas.


Importante! A visão tradicional da TI, que opera sistemas e mantém o ambiente computacional em funcionamento não é incorreta, mas insuficiente para os desafios da nova década.

 

Fonte da Imagem: CEO com CIO

 
14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page