top of page

Qual o Impacto do Atraso no Leilão do 5G?

Atualizado: 3 de nov. de 2021

por Celina Gomes para BlogFpM.


Já falamos aqui sobre a tecnologia 5G e as expectativas em torno dela no final de 2019. Embora já seja uma realidade em outros países, no Brasil ainda não iniciamos este processo e a Anatel divulgou na 2a quinzena de maio que prevê adiar o leilão de frequências que estava previsto anteriormente para o final de 2020.


Vale notar que o prazo inicial era março de 2020 e foi postergado devido à necessidade de se investigar possíveis interferências com outros sinais. O que causou este novo adiamento e quais suas consequências? Segundo a Anatel, o novo adiamento foi causado pela pandemia e dificuldades com a cadeia de suprimentos do 5G no curto prazo.


Impacto do atraso no Leilão do 5G

Espera-se uma velocidade maior com esta quinta geração da internet móvel, mas também menor demora na conexão e possibilidade de maior integração entre dispositivos, tais como automóveis, sensores, a Internet das Coisas, IoT, na sigla em inglês e impacta a indústria 4.0, visto pela consultoria McKinsey como o setor que teria benefícios expressivos com a adoção do 5G.

O novo adiamento deixa o Brasil defasado no que diz respeito à utilização de novas tecnologias e modernização dos serviços.

A tecnologia viabiliza não só a indústria 4.0, que terá um ganho expressivo de produtividades com utilização de Internet das coisas, computação em nuvem, mas também as smartcities, escritórios conectados e também saúde conectada.


A utilização de câmeras em alta definição para controle do tráfego e segurança pública e sensores para controle de luz permitem uma gestão urbana mais avançada e com otimização de recursos públicos, enquanto na saúde o monitoramento de pacientes e a cirurgia à distância serão realidade.


Por trás da nova tecnologia e suas aplicações desenvolve-se uma cadeia de fornecimento de componentes, acessórios, serviços com novas possibilidades de negócios e maior valor agregado, que acreditamos que possam trazer produtividade e dinamismo à nossa economia. O adiamento de sua implantação nos distancia ainda mais dos outros países aumentando o desafio da nossa modernização.

 

Fonte da Imagem: 5G Atraso do Leilão

 
27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page