top of page
  • Foto do escritorFpM

Títulos do Tesouro. Qual Opção?

Atualizado: 19 de dez. de 2023

Como escolher títulos do tesouro para aplicação em 2024?  

Depende da sua expectativa sobre o cenário da economia e dos seus objetivos como investidor.


Títulos do Tesouroem 2024

Podemos dividir os títulos em duas grandes categorias:

  • Tesouro prefixado tem sua taxa definida quando se faz o investimento. Caso precise negociar antes do vencimento, o preço poderá variar conforme a demanda.

  • Tesouro pós fixado se subdivide em duas categorias de indexação:  taxa Selic ou inflação medida pelo IPCA (indice de preços ao consumidor amplo)

 

Vamos comparar os tipos de títulos do Tesouro?

Os títulos disponíveis se dividem em 7 categorias. Em 2023 foram lançados dois novos títulos do tesouro voltados para aposentadoria ( RendA+) e educação (Educa+).


RendA+ tem como objetivo complementar a aposentadoria por 20 anos. Este título é indexado a inflação medida pelo IPCA somado a uma taxa real atrativa. O intuito é funcionar como uma previdência privada com pouco risco, mantendo o poder de compra no longo prazo somados a um ganho real. Tem vários vencimentos, o primeiro a partir de 2030, o último para 2065. Quanto antes começar a investimento, menor o valor.


Educa+ busca incentivar poupança familiar no longo prazo para educação, lançado em ago/23. O valor investido retorna em 60 parcelas,  o tempo padrão de uma universidade.


Apesar do objetivo de longo prazo, os dois títulos têm carência de 60 dias. Após está período é possível vender a preço de mercado


Titulos do Tesouro em 15/12/23

A expectativa do mercado, no final de 2023, é que a taxa Selic que se encontra em 11,75% caia para 9,50% ainda no primeiro semestre/24, terminando o ano com 9,25%. Acompanhando a tendência de queda da inflação*.

 *A expectativa do mercado de inflação medida pelo IPCA para 2024, segundo o boletim focus de 15/dez, ficou em 3,93%. Passando para 3,50% em 2025/26.

Caso este cenário se confirme, o tesouro prefixado 2026 seria mais vantajoso que o tesouro Selic, e tesouro IPCA+.


E você? Qual sua previsão? Qual título prefere? Sempre se informe bastante antes de tomar a decisão. O mercado financeiro é muito dinamico e as informações mudam a cada momento.

 

Artigo anterior sobre o tema: Títulos do Tesouro. Como escolher em 2023?

 

Fonte da Imagem: macrovector on Freepik

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page