O 5G Chega ao Brasil

por Celina Gomes para BlogFpM.


Iniciou-se a operação da tecnologia 5G no Brasil na primeira semana de jul/22. Trata-se da quinta geração da tecnologia de telefonia celular, sobre a qual existem expectativas de alavancagem de novos serviços, que possam até impulsionar a economia.


A primeira cidade a receber o sinal 5G foi Brasília, no último dia 6/julho, para os clientes das operadoras TIM, Vivo e Claro, que tem autorizações para operar na faixa. São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa serão as próximas, ainda sem data definida.


5G chega ao Brasil

Já abordamos a tecnologia 5G neste espaço. Com maior velocidade e menor latência (tempo entre o início de um evento e o momento que os efeitos se mostram perceptíveis) ela será não apenas mais rápida para os serviços que já conhecemos, como download de filmes, videoconferências mais fluidas, estabilidade na rede mesmo com alta demanda.


A menor latência viabiliza atividades como carros sem motorista, a indústria 4.0 e cirurgias a distância, dentre outras. Também vai permitir mais dispositivos conectados, possibilitando evolução de diversos serviços.


A maior eficiência energética também colabora pois os dispositivos serão menos dependentes de carga elétrica. A utilização de análise de dados pode ser expandida, pois a captura e a tomada de decisões podem ser aceleradas permitindo maior assertividade nas ações.


A nova tecnologia demanda grandes investimentos e sua operação demanda antenas mais próximas devido ao menor comprimento de onda utilizado.

O cronograma publicado em janeiro passado previa atender todas as capitais dos estados até 31/ julho/2022, mas a nova data é 29/setembro. A implantação em todo o Brasil será gradativa, prevista até 2029. Estava na hora de ter esta tecnologia no Brasil!

 

Leiam os outros artigos sobre o tema no Blog:

 

Fonte da Imagem: Mobile internet photo created by rawpixel.com - www.freepik.com

 

#Tecnologia #5G #Transformação #CelinaGomes


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo