top of page
  • Foto do escritorFpM

Mulheres Inspiradoras - Matemática - Ada Lovelace

Atualizado: 29 de mai. de 2020

por Celina Gomes para FpM.


Muito se fala dos grandes homens da Informática, sejam Steve Jobs, Bill Gates, mas houve mulheres nesta indústria que, a exemplo de outras ciências consideradas exatas, tem pouca participação feminina.


Ada Lovelace nasceu em 1815 e foi matemática e escritora, o que prova que somos multifacetados e não precisamos ser rotulados por um talento específico.


Maquina Analíltica de Charles Babbage
Maquina Analíltica de Charles Babbage

Ada foi considerada a primeira programadora da história, pois ao traduzir um trabalho de Charles Babbage sobre a máquina analítica, em 1842, acrescentou observações que enriqueceram o trabalho. Desenvolveu um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernouilli*.


Após sua republicação 100 anos depois, o trabalho de Ada foi reconhecido como a descrição de um computador e uma aplicação.


Ada faleceu jovem, aos 36 anos, de câncer. A máquina analítica, considerada como primeiro computador do mundo, foi construída após sua morte.


Em 2009, a ativista feminista Suw Charman-Anderson da Open Rights Group, criou um evento para homenagear as mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Esta data passou a ser chamada de dia da Ada Lovelace. Ocorre na segunda terça-feira de outubro, data importante para inspirar mulheres a trabalhar nestas áreas.

 

* A família Bernoulli destacou-se por um século, com oito notáveis cientistas na área da matemática e da física.

Familia Bernoulli

Algoritmo é uma sequência detalhada de passos para resolução de uma tarefa.

Sequência de Bernoulli (ou Lei dos Grandes Números) considera que em um experimento só pode haver dois resultados, por exemplo, ao lançar uma moeda tem duas alternativas, cara ou coroa. Conceito usado em probabilidade e estatística.


 

Para saber um pouco mais sobre Ada disponibilizamos o seguinte texto acesso em 26/mar/19:

 
 
65 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page