top of page
  • Foto do escritorFpM

Atividade Econômica na Pandemia

Atualizado: 5 de dez. de 2022

O que a crise iniciada com a pandemia da COVID19 tem de diferente das demais crises econômicas?

Ela se iniciou na saúde, afeta a todos igualmente sem distinção, com amplitude inesperada, gerando isolamento social, com reflexos na perda de empregos, na redução da renda e da produção, implicando em sérias consequências para a economia global.


PIB - produto interno bruto (termômetro da economia)

O que é PIB?

PIB (Produto Interno Bruto) é considerado um termômetro da economia. É a medida de produção de um país, dentro de suas fronteiras, em determinado período, geralmente um ano. Abrange indústria, agricultura e serviços.


No Brasil o PIB é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A metodologia de cálculo é a mesma em todos países, permitindo comparação.


Para saber como se calcula o PIB disponibilizamos o vídeo do IBGE.



Como está o PIB de cada país em jun/20? Onde o impacto da pandemia na economia está sendo maior?

O estudo do Banco Mundial divulgado em 08/jun/20 indica uma projeção anual de queda de 5,2% da economia global, considerada a recessão mais profunda desde a 2ª guerra mundial.

Apesar do impacto ser mundial, algumas regiões/países tem sua economia mais afetada que outras.


Conforme o quadro abaixo a região com maior impacto negativo é a América Latina/ Caribe com redução de 7,2% do PIB.


Em seguida estão as consideradas economias avançadas, bloco que é formado pelos Estados Unidos, Zona do Euro e Japão, com redução de 7,0%. Tendo em vista a sua importância no comércio mundial, é esperado que o mundo acompanhe sua tendência.


Comparando a variação entre o crescimento de 2019 e a queda de 2020, fica ainda mais evidente o impacto da pandemia.

PIB mundial - pelo Banco Mundial - jun/20

Fonte : Banco Mundial


Como está o Brasil neste panorama segundo o Banco Mundial?

A previsão para o Brasil, segundo o Banco Mundial, é de redução do PIB de 8,0%. Pior que a média da América do Sul, superando apenas o Peru.

No Brasil, frente à forte desaceleração da economia, o agronegócio se destaca positivamente, com alta do PIB no 1º trimestre de 2020 de 0,6%. O que significa que os efeitos na economia da pandemia estão mais concentrados na indústria e em serviços.


Existem outras previsões para o Brasil e o mundo?

As previsões de atividades econômicas de organizações renomadas têm sido revistas para baixo constantemente desde o início da pandemia. Os economistas ainda não sabem se o mundo chegou ao “fundo do poço”.


No Brasil, as previsões do Banco Central são revisadas semanalmente, informadas pelo relatório Focus. A previsão publicada em 22/jun/20 (posição 19/jun) é de redução de 6,5% do PIB em 2020. Quatro semanas antes estava em -5,81%. Em 30/abr, diferença inferior a 2 meses, estava -3,76%. Percebem como a mudança está acelerada?


Em 22/jun/20, uma outra medida, o monitor do PIB-FGV IBRE (instituto Brasileiro de Economia) apontou retração de 9,3% da atividade econômica, em série dessazonalizada, em abril/20 em relação a março/20. Situação que evidencia os enormes desafios que estão pela frente.


O FMI divulgou sua posição logo em seguida ao Banco Mundial, em 24/jun prevendo queda mais pessimista do PIB do Brasil , de 9,1%.


E o Futuro Próximo?

Alguns indicadores sugerem que no Brasil o pior da crise econômica passou. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) de 22/jun/20 da FGV-IBRE, demonstra recuperação em relação a maio.


Sabemos que alguns setores foram profundamente afetados e vão precisar se reinventar, como o turismo, vestuário (moda), restaurantes. O varejo, por exemplo, segundo pesquisa do IBGE teve queda de quase 17% em abril/20 em relação ao mês anterior (mar/20) e o mesmo percentual em relação ao ano anterior.


Outros setores, ao contrário, tiveram um crescimento acima do esperado, principalmente as empresas com modelos de negócios ligados à tecnologia e internet, como varejo eletrônico, distribuidoras de filmes, delivery, educação a distância, dispositivos eletrônicos, meios de pagamentos.


Como podem ver, todas as economias estão bastante afetadas de forma macro. Os setores que compõem o PIB e suas divisões reagem de forma diferente, não são afetados igualmente.


Vamos acompanhar...

 

Fonte da Imagem: (1) Wix Thermometer Business (2) Wix Green Map (3) Quadro com desenvolvimento próprio (4) Wix Modern Building

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page