Coin é moeda em inglês, e Bit vem da linguagem de computadores.
Vamos começar o tema que tem gerado tanta curiosidade?
É uma tarefa difícil devido a sua inovação e por conter conceitos de finanças, economia e tecnologia. Uma verdadeira revolução!
Bitcoin é uma moeda virtual que só existe na internet, chamada de criptomoeda, ou dinheiro digital. Foi introduzida em 2009 e desde então foi seguida por outros tipos de criptomoedas.
Por trás do Bitcoin existe uma tecnologia chamada Blockchain (cadeia de blocos), que tornou possível a realização das transações.
O sistema dispensa intermediários, ou seja, foi criado com o objetivo de realizar transações financeiras sem utilizar instituições, como bancos. A movimentação de Bitcoins ocorre diretamente entre pessoas, não importa a localização, podendo estar perto ou em outro país.
O Bitcoin, em relação à moeda tradicional, não é reconhecido oficialmente, pois não tem autoridade central, governo, não tem nacionalidade. No Brasil, por exemplo, o Real é emitido pelo Banco Central do país, e assim se dá em todos os países. É a chamada moeda fiduciária.
Como o Bitcoin provem de uma rede independente, é visto por muita gente com grande potencial para virar moeda global, por não ser atrelado a nenhum país. Será?
Como características da sua utilização temos rapidez e poucas taxas, podendo ser transacionado entre pessoas e empresas. A grande desvantagem se deve à alta variação de preço (volatilidade) em função da forma como são geradas.
E como são geradas? Esta pergunta nos remete novamente à tecnologia...
Como podem ver, o tema é novo, difícil, gera muita curiosidade, muito para absorver...
Depois continuamos...
Fonte da Imagem: Bitcoin - O que é?
Comments