por Celina Gomes para BlogFpM.
A transformação dos negócios através da tecnologia, a transformação digital, é um tema recorrente no mundo corporativo, que foi acelerada com a pandemia, exigindo das empresas maiores investimentos em tecnologia em busca de novas formas de trabalho e comercialização.
Conforme já falado neste espaço, não se trata apenas de e-commerce, mas de otimização de processos e até mesmo da criação de novos negócios.
Afinal, transformação digital não é evolução da tecnologia, mas de negócios.
Se estamos pensando em negócios, como medir se esta transformação está trazendo resultados efetivos?
Em primeiro lugar, deve-se ter claro que objetivos eram esperados com a transformação. Estes podem variar entre metas mais facilmente mensuráveis como novas fontes de receita, redução de custos, ou outras mais qualitativas tais como satisfação do cliente e engajamento de colaboradores.
A transformação proporcionada pela tecnologia terá implicações internas e externas à organização, em como ela é vista e nos serviços que presta.
Focar apenas na eficiência operacional, por exemplo, pode reduzir custos, mas não irá trazer novas receitas nem aumentar significativamente a satisfação do cliente.
Para monitorar a evolução da transformação digital é necessário acompanhar os movimentos da concorrência, definir indicadores de receita, aumentar a eficiência, avaliar a satisfação e o comportamento do cliente, bem como o engajamento e adequação do perfil de colaboradores, entre outros pontos relevantes de cada negócio.
Corrigir a rota a fim de se obter resultados significativos, e pavimentar o caminho para o futuro da organização.
Fonte da Imagem: Transformação Digital
Comentarios