top of page

Gerenciando a Transformação Digital

por Celina Gomes para BlogFpM.


A transformação dos negócios através da tecnologia, a transformação digital, é um tema recorrente no mundo corporativo, que foi acelerada com a pandemia, exigindo das empresas maiores investimentos em tecnologia em busca de novas formas de trabalho e comercialização.


Gerenciando a Transformação Digital

Conforme já falado neste espaço, não se trata apenas de e-commerce, mas de otimização de processos e até mesmo da criação de novos negócios.

Afinal, transformação digital não é evolução da tecnologia, mas de negócios.

Se estamos pensando em negócios, como medir se esta transformação está trazendo resultados efetivos?

Em primeiro lugar, deve-se ter claro que objetivos eram esperados com a transformação. Estes podem variar entre metas mais facilmente mensuráveis como novas fontes de receita, redução de custos, ou outras mais qualitativas tais como satisfação do cliente e engajamento de colaboradores.


A transformação proporcionada pela tecnologia terá implicações internas e externas à organização, em como ela é vista e nos serviços que presta.


Focar apenas na eficiência operacional, por exemplo, pode reduzir custos, mas não irá trazer novas receitas nem aumentar significativamente a satisfação do cliente.


Para monitorar a evolução da transformação digital é necessário acompanhar os movimentos da concorrência, definir indicadores de receita, aumentar a eficiência, avaliar a satisfação e o comportamento do cliente, bem como o engajamento e adequação do perfil de colaboradores, entre outros pontos relevantes de cada negócio.


Corrigir a rota a fim de se obter resultados significativos, e pavimentar o caminho para o futuro da organização.

 

Fonte da Imagem: Transformação Digital

 
20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page