top of page
  • Foto do escritorFpM

Como Será a Economia em 2022?

Atualizado: 8 de fev. de 2022

No início de 2022 a pandemia ainda está por aí, com novas ondas de diferentes cepas. Seu impacto foi e continua preocupante na economia mundial, com a desestruturação da cadeia de suprimentos, somados a pressões inflacionárias e desafios no mercado de trabalho.



O PIB (produto interno Bruto) que mede a atividade econômica de um país, terminou o ano de 2021 com crescimento mundial de 5,5%, após a queda de -3,4% de 2020, segundo o relatório do Banco Mundial de jan/22.


Como foi o desenvolvimento mundial nos últimos 5 anos? E a previsão para 2022-23?

O crescimento da economia mundial é desigual conforme podemos constatar na tabela a seguir. Os destaques ficam para a região do Leste Asiático e Pacífico, puxado pela China. seguido pelo sul da Ásia, influenciado pela Índia.


O Brasil fica abaixo da média mundial, com crescimento de 4,9% de 2021, mantendo a tendência dos últimos anos (2017-2020).


PI mundial e do Brasil
Fonte dos Dados: Banco Mundial, IBGE e Boletim Focus

O relatório da ONU - Situação e Perspectivas Econômicas Mundiais 2022 (WESP) - tem expectativas de crescimento do PIB menores. A projeção de crescimento do PIB mundial ficaria em 4,0% e do Brasil em apenas 0,5%.


Pelo boletim FOCUS, do Banco Central do Brasil, atualizado semanalmente, o PIB esperado de 2022 está ainda mais baixo que a expectativa da ONU, de apenas 0,28% em 07/jan/22, em tendência de queda.


O Brasil, aponta para um cenário de estagflação, que significa baixo crescimento e inflação alta. Nas projeções da ONU terá o 3º pior crescimento do mundo de 170 economias. Nada animador. Não é mesmo?


Vamos continuar acompanhando....

 

Artigos anteriores do BlogFpM relacionados:

Para saber mais, em inglês:

 

Fonte das Imagens: (1) Wix Rectangle Shapes (2) Quadro com Desenvolvimento Próprio

 
94 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page