por Celina Gomes* para FpM
Após falarmos de melhoria de processos e das principais metodologias para se chegar a este objetivo, fica a pergunta: e no nosso dia-a-dia, onde entram estas questões? Onde está a aplicação na área Financeira e como esta pode se beneficiar de melhores processos e sistemas?
O trabalho na área financeira envolve o uso intensivo de Tecnologia da Informação, a fim de garantir o tratamento rápido e preciso das informações disponíveis.
Porém, com a evolução das ferramentas (hardware e software) disponíveis, foi possível pensar em novas abordagens, além da elaboração da contabilidade oficial e de relatórios gerenciais.
Após a implantação de sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning), que permitiram às empresas terem em uma única solução integrada o suporte às áreas Financeira, Contábil, Compras e Recursos Humanos, as ferramentas de Business Intelligence (BI) e, mais recentemente, de Business Analytics (BA) disponibilizam visões históricas e permitem o cruzamento com outras informações disponíveis na organização, evoluindo para a análise de rentabilidade de produtos e projetos.
Estes sistemas são ferramentas poderosas para podermos tirar maior proveito das informações já existentes na organização. Vale lembrar que o maior problema atualmente não é a falta de informações, mas o melhor aproveitamento das que já possuímos.
No próximo post, iremos falar de governança de Tecnologia da Informação.
Posts relacionados:
parte 1: Melhorias de processos e sistemas na área financeira
parte 2: Qualidade em processos e as metodologias mais conhecidas.
*Celina Gomes é mestre em Engenharia Civil pela Coppe-UFRJ, pós graduada em Análise de Sistemas e Finanças Corporativas, fotógrafa nas horas vagas, parceira do blog "Finanças por Mulheres".
Fonte da imagem: Tecnologia da Informação
Comments