top of page

Qual o Limite da Inteligência Artificial?

Atualizado: 8 de jun. de 2023

Celina Gomes para BlogFpM.


Recentemente, em jun/22, um engenheiro do Google divulgou a informação de que a inteligência artificial da empresa ganhou, acreditem, consciência.


Blake Lemoine afirma que interagiu com o bot (robôs) e as respostas foram surpreendentes, como que vindas de uma pessoa, bot este baseado no LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo).


Lemoine falou com seus superiores, que rejeitaram suas afirmações, e resolveu então divulgar publicamente sua opinião. A Google reiterou em público sua discordância, alegando que os bots aprendem através de interações. Lemoine está desde então afastado de suas funções.



A questão precisa ser esclarecida, mas as tecnologias conhecidas atualmente não tem esta capacidade e acreditamos que o bot tenha realmente aprendido, assim como aprende os diversos tipos de atendimento. O que potencializa a dúvida é que sempre existiu um temor de que as máquinas nos dominem. Na época de Revolução Industrial, pessoas que perderam o emprego para a mecanização da indústria atacavam as fábricas com o objetivo de destruí-las. A evolução dos sistemas de informação já levou à eliminação de muitas posições de trabalho.


Mais recentemente, a evolução dos algoritmos leva à oferta de produtos baseada em perfis semelhantes de compra, no caso de vendas de bens de consumo ou mesmo serviços como o Netflix.


No caso das redes sociais, onde o objetivo é o engajamento, os algoritmos nos levam a ficar mais tempo logados e a radicalização é um produto indesejado. Vale lembrar que a monetização das redes sociais é feita através da venda de propaganda e sites pagos. Naturalmente há críticas à utilização destes mecanismos já que suas consequências deletérias já se fazem notar. Mas certamente o que é feito neste campo é intencional.


Voltando ao modelo da Google, acreditamos que a empresa deveria esclarecer o tipo de modelo que está sendo desenvolvido e que a transparência é fundamental tanto para a empresa quanto para a evolução da tecnologia.

 

Fonte da imagem: Brain technology vector created by rawpixel.com - www.freepik.com

 
14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page