top of page
  • Foto do escritorFpM

Quanto Vale Uma Empresa?

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Quando a empresa tem ações negociadas na bolsa de valores, seu valor é dado pela multiplicação do valor da ação pelo nº de ações. Em geral, o mercado valoriza as ações de acordo com as expectativas em relação à qualidade da gestão e a ganhos futuros associados a uma estratégia coerente da empresa.

Valuation - Metodologias de Avaliação  de Empresas

Mesmo que a empresa não tenha ações negociadas em bolsa, estes parâmetros também são válidos para calcular seu valor e devem sempre nortear a gestão, pois estarão gerando riqueza para o dono. Podemos dizer que:


Valor da Empresa =

+ Valor Atual (relacionado ao status presente)

+ Valor Futuro (esperado através da adoção de novas estratégias).


Existem metodologias que ajudam nesta precificação. Vamos tratar de 2 deles:

MÚLTIPLOS são índices associados a medidas da empresa antes da despesa financeira: EBITDA, RECEITA, por exemplo. Para startups, cuja operação ainda não está consolidada e portanto os indicadores financeiros não refletem seu potencial, pode-se usar outros parâmetros como nº de acessos, crescimento da base de usuários etc. Existem sites que listam múltiplos de EBITDA e de RECEITA para diversos setores, no Brasil e no Mundo


Os Múltiplos se baseiam em transações atuais ou passadas realizadas no mercado, comparando-se valores de negócios similares, supondo semelhança entre as empresas avaliadas. Deve-se tomar cuidado pois cada empresa, mesmo atuando num mesmo setor, tem suas particularidades operacionais, culturais, geográficas, que precisam ser levadas em conta através de ajustes qualitativos.

Assim temos:

Valor da Empresa = Múltiplo do setor X EBITDA


FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FCD) é representado pelo Valor Presente do fluxo de caixa esperado no futuro, descontado à taxa de retorno requerida pelos investidores (credores e acionistas).


É um indicador mais subjetivo, pois cada analista pode acreditar numa projeção de fluxo de caixa, mas por outro lado considera as características específicas daquela empresa. Tem a vantagem de olhar para o futuro, capturando as perspectivas de criação de valor da estratégia. Associa o potencial de ganhos operacionais, através da otimização do negócio atual com as oportunidades que o posicionamento estratégico trará para o futuro, criando valor e longevidade.


Qual Utilizar?

O ideal é usar as visões trazidas pelos 2 indicadores, já que ambas servem para validar a consistência do modelo.

É interessante que se utilizem variáveis financeiras e não financeiras, que tornarão a análise mais aderente à realidade.


Quanto Vale a Parte do Acionista?

O acionista é detentor de ações, que efetivamente representam a propriedade da empresa. Cabe a ele o Capital Acionário, que deve deduzir do Valor da Empresa a Dívida Líquida que ela por ventura possua. Desta forma, o acionista saberá quanto vale sua parte do negócio.


 

Fonte da Imagem: Quanto Vale uma Empresa?

 
60 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page