Metaverso, Um Novo Universo?
O termo metaverso é atribuído a Neal Stephenson no livro “Snow Crash” (Nevasca), lançado em 1992, de ficção cientifica, onde o personagem na realidade é um entregador de pizza, e na vida virtual um príncipe samurai.
Metaverso é formado pela junção de (meta + universo). Meta ( μετά) em grego significa além, alterado, depois, mudança. Enquanto no latim está associado a objetivo.
O conceito considera a existência de realidade paralela, um universo digital imersivo, interativo e realista. A proposta é ambiciosa, espelhar o mundo real no virtual, com internet tridimensional. Nestes mundos virtuais, sim, podem ser vários, será possível trabalhar, socializar, jogar.

Metaverso é considerado mais amplo que realidade virtual - especialistas comparam os celulares “tijolões” dos anos 80 com os atuais smartphones para explicar a diferença.
Tecnicamente, existe uma estrutura real que permite a entrada neste mundo virtual, equipamentos como óculos de realidade aumentada, relógios e fones de ouvido, que permitem a sensação 3D (tridemensional). Os mais ousados pensam em implementar texturas e cheiros com roupas especiais.
Os videogames são considerados precursores na aplicação do conceito. Um game de sucesso de 2003 – Second Life – é usado como referência. Atualmente, metaverso ainda se confunde com o universo dos jogos.
