top of page

O Setor Bancário e a Febraban Tech

Celina Gomes par BlogFpM.

Na última semana de junho aconteceu em São Paulo a Febraban Tech 23, evento destinado a apresentar soluções tecnológicas para o setor financeiro. Ainda não podemos fazer um balanço das novidades apresentadas, mas valem algumas observações sobre este setor da economia.


O setor financeiro foi e continua sendo um pioneiro na utilização de tecnologia no Brasil. A inflação da década de 80, que persistiu até o plano real demandou automação de atividades, e os sucessivos planos de combate à inflação precisavam de alterações nas operações bancárias que deveriam ser implementados rapidamente. A área de TI dos bancos foi bastante exigida.


A partir daí foram automatizadas tarefas e implantado atendimento telefônico. Com o advento da internet, o autoatendimento foi consolidado. A partir da implantação da tecnologia 3G para celulares, a mobilidade entrou no jogo.


Setor Bancário e a Tecnologia

Após automatizarmos as operações, estamos na fase de inovações bancárias. O PIX está barateando as transações e mudando o mercado, bancarizando a população de baixa renda e viabilizando negócios.


As principais necessidades do setor são escalabilidade e flexibilidade. Serviços na nuvem favoreceram a criação das Fintechs, que já não são mais novidade. O crescimento destas fez os bancos tradicionais oferecerem novos serviços e simplificarem processos, o que torna ainda mais necessário uma arquitetura sistêmica flexível e escalável. O OpenFinance alavancou a implementação de APIs, que provêm compartilhamento de dados e de maneira modular.


Por fim o 5G e a Inteligência Artificial juntos vão trazer uma nova onda de inovação no setor.


Vamos acompanhar!

 

Fonte da imagem: online-payment-concept by gstudioimagen on Freepik

 
7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page