top of page

A Transformação Digital não é Apenas de Tecnologia

Celina Gomes para BlogFpM.


Com a rápida evolução da tecnologia nos últimos anos, o termo “Transformação Digital” está sendo cada vez mais usado. Mas vamos ver o que está contido nesta expressão?

A Transformação Digital é a mudança na forma onde uma organização entrega produtos e serviços a seus clientes.

Esta mudança vai ocorrer na sua cadeia de processos, suportada por novas competências de seus profissionais, alteração ou introdução de novos insumos e nas tecnologias usadas, seja maquinário ou Tecnologia da Informação (TI).


Como a TI tem tido rápida e expressiva evolução nos últimos anos, é ela que tem comandado esta nova fase da evolução tecnológica. Mas esta transformação tem por fim usar a tecnologia para atingir objetivos de negócios, logo a tecnologia é um meio para o atingimento destes objetivos e não o objetivo em si.


A Transformação Digital é a mudança na forma onde uma organização entrega produtos e serviços a seus clientes.

Assim, data-lakes e big data devem ser insumos para definição de melhores estratégias, a partir de dados de clientes e consumo. A utilização de cloud-computing um recurso para melhorar o time-to-market. A tecnologia 5G para comunicações cada vez mais velozes e confiáveis.


Cada organização terá sua estratégia para esta transformação e esta será única. Ao mesmo tempo, esta estratégia envolve muitas vezes mudanças na cultura corporativa, nos processos de negócio, demandando capacitação técnica e de habilidades comportamentais dos colaboradores.


Logo, não se trata apenas de tecnologia.

 

fonte da Imagem: by DilokaStudio on Freepik

 
7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page